sábado, 16 de julho de 2011

O que somos


Um homem bomba e duas jovens acercam-se do veículo de uma brasileira, em Israel, e pedem carona. Morrem o homem, a mulher, seus filhos e as duas jovens que também de carona seguiam. Voltavam de um encontro festivo e explodiram junto àquele homem que assim, em sua fé, projetava-se na direção de Deus, fazendo-se exemplo para os que ficam.
            Um brasileiro sorridente, irradiando graça e simpatia, parte da terra, no Cazaquistão, não em direção a Deus, mas a uma estação espacial. Na companhia de russos e outros homens irmãos, um brasileiro exerce a sua fé na direção de um sonho e deixa o exemplo que nos empurra para novas conquistas.
            Os motivos foram individuais, mas também a expressão de um povo. Ambos exigem conhecimento, cuidados e o comprometimento com a vida: uma vida que se deseja, outra que se desintegra. Uma vida que arde por descobrir, entender, responder ao anseio fundamental do que somos, de onde viemos, para onde vamos. Outra vida que arde por discordar, submetendo-se, gritando contra o que se tem sido, o que deveria ser e como, a seu ver, tudo haveria de vir. Este, prepara-se na vontade imposta por uma lei antiga, interpretada, reescrita, olho por olho, dente por dente, ao longo dos tempos que agora a tristeza nos dita. O outro, prepara-se na ousadia da vontade própria, voluntariosa, laica, num impulso de vida que ora nos orgulha e motiva.
            Quase meio século se passou, depois de Gagárin, e o nosso brasileiro vai em busca do ainda desconhecido que nos desafia. Milhares de anos se passaram e o outro insiste na reconhecida estupidez que acredita ser lícita.
            Somos, no entanto, sem infinita tristeza ou indelével alegria, um pouco desses dois homens que ousam porque acreditam. Somos esses dois homens que agem pelo o que virá depois deles, depois de nós. Agimos, como eles, a partir do que nos espanta e excita, em concordância com o que nos legou a memória antepassada de lutar o nosso combate enquanto nos restar a vida.




Márcio Ares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário